Era uma vez uma lenda...











Tem sido com muita alegria que, durante o mês de fevereiro, temos recebidos várias turmas do pré-escolar do Agrupamento de Escolas da Nazaré! Mas muitas mais virão em breve...

O conto da lenda do "Milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho", a partir do livro infantil da escritora Vanda Furtado Marques, foi o centro do desenvolvimento de toda a atividade proposta às crianças, culminando com a construção do fantoche do grande herói da lenda, o cavaleiro D. Fuas Roupinho.

No Museu, são muitas as obras, desde pintura, escultura, registos de santo, entre outras, que testemunham a centenária devoção popular a Nossa Senhora da Nazaré, a partir do milagre medieval a D. Fuas Roupinho, quando, num dia de nevoeiro, terá sido salvo de se precipitar no mar, num momento de perseguição a um portentoso veado.



As crianças tiveram a oportunidade de se sentirem cavaleiros por momentos, empunhando uma grande espada, protegendo-se com um forte escudo ou até mesmo cavalgando num majestoso cavalo!

"Brincar" com o imaginário das crianças foi, sem dúvida, o nosso principal objetivo, trazendo-lhes a magia própria de uma "verdadeira" lenda, assim também ficando a conhecer mais sobre a história e a identidade local!




No dia 12 de fevereiro,  numa tarde de nevoeiro propícia ao conto de uma lenda, já se tinha iniciado esta atividade com a presença da escritora Vanda Furtado Marques.

A escritora dinamizou a atividade a partir da sua publicação infantil “D.Fuas Roupinho” (2009), contando de forma envolvente a lenda do milagre de Nossa Sra. da Nazaré, ajudando a desenvolver e a enriquecer o imaginário das crianças do ensino pré-escolar do Centro Escolar de Valado dos Frades.



Seguiu-se uma oficina pedagógica, na qual as crianças elaboraram fantoches das personagens da estória (D. Fuas Roupinho, Nossa Sra. da Nazaré e o veado).

Agradecemos à Vanda Furtado Marques a tarde divertida e mágica que proporcionou a todos no Museu Dr. Joaquim Manso!

Sem comentários:

Enviar um comentário