Do Foquim à Mochila

O Museu Dr. Joaquim Manso está a desenvolver um projecto com o Agrupamento de Escolas da Nazaré, que pretende incentivar nos jovens o gosto pela valorização do património cultural da Nazaré, tendo por base o foquim – um dos objectos identitários da comunidade.
Duas das turmas participantes já visitaram o Museu Dr. Joaquim Manso, onde puderam conhecer alguns dos foquins da sua colecção. Colaborando na visita, esteve presente o pescador Diamantino Peixe que, depois de ter sido aprendiz de calafate, ter “andado no bacalhau” e no mar da Nazaré, desde os anos 1980 se dedicou à construção de foquins.

O foquim era um recipiente de madeira (sobretudo, folha de salgueiro), outrora utilizado pelos pescadores para transporte do farnel para a faina do mar. Hoje, os jovens da Nazaré já não vão ao mar mas passam a maior parte do seu dia na escola… e o que transportam são as mochilas e os livros.

Outros tempos, outras realidades, que os jovens devem conhecer através do contacto inter-geracional como meio substancial para registo da memória colectiva e continuidade do “saber-fazer”, assim também se promovendo o seu sentido crítico em relação à memória e à realidade patrimonial da Nazaré.

Este projecto inclui a visita ao Museu Dr. Joaquim Manso, a recolha de memórias junto de familiares e a realização de um trabalho sob a orientação do professor de Educação Visual e Tecnológica que criará novas interpretações artísticas e funcionais do foquim. Os trabalhos finais serão objecto de um concurso local e de uma exposição nos estabelecimentos comerciais da Nazaré, para o que se contará com o apoio da ACISN, entre outras entidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário